A Secretaria da Segurança Pública(SSP), por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP), anunciou, nessa quarta-feira (12), uma parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para a implantação de uma unidade de serviços digitais no polo da universidade no bairro Pirajá, em Teresina. O novo posto será instalado no Núcleo Permanente Interdisciplinar de Direitos Humanos e facilitará o acesso da comunidade acadêmica e da população em geral para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Marcelo Mascarenha, a unidade será inaugurada em abril e atenderá tanto a comunidade acadêmica quanto à população da região, proporcionando mais facilidade para a emissão da Carteira de Identidade.
O reitor da Uespi reforçou o papel da parceria para ampliar o acesso à documentação civil. “Fizemos a solicitação ao secretário da Segurança, Chico Lucas, que prontamente atendeu a demanda. A unidade do Instituto será instalada no Núcleo Permanente Interdisciplinar de Direitos Humanos da Uespi”, afirma o reitor Evandro Alberto.
A emissão da Carteira de Identidade é gratuita no Piauí. Para obter o documento, o cidadão deve apresentar a seguinte documentação obrigatória: CPF; comprovante de residência; certidão de nascimento ou casamento (atualizada nos últimos 10 anos, com selo de verificação e número de matrícula).
Atualmente, o Instituto de Identificação conta com mais de 140 unidades de atendimento, sendo 16 postos de atendimento somente em Teresina, garantindo maior descentralização e acesso facilitado ao serviço de emissão da Nova CIN.