O ministro-chefe das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, esteve nessaa terça-feira (1), visitando as obras do Metrô de Teresina na zona sudeste da capital juntamente com o presidente da CFLP, Wilson Martins e o secretário dos Transportes, Jonas Moura.
A primeira etapa das obras de modernização e requalificação do Metrô de Teresina é uma obra do PAC e uma operação de crédito da Caixa Econômica no valor de 193 milhões. O empreendimento está sendo executado pela Setrans, tem uma previsão de conclusão de 24 meses e apresenta 27% da obra concluída.
Na obra serão substituídos todos os trilhos da malha ferroviária; feita a terraplanagem; uma passarela na ponte sobre o Rio Poti; rebaixamento na saída da Higino Cunha. Além disso, serão modernizadas 5 estações (Terminal Itararé, Renascença, Boa Esperança, Frei Serafim e Alberto Silva).
Na segunda etapa, prevista para ser iniciada dentro de 12 meses, será uma obra de mais de 250 milhões executada pela CFLP e aprovada pelo governo federal. Nesta etapa será duplicada a linha férrea, atualmente compartilhada com a FTL e contemplada com cinco novos trens.