O auditório do Centro de Tecnologia (CT), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi palco da abertura do Workshop Luso-Brasileiro de Tecnologias Aplicadas. O evento, que conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI), reuniu autoridades e especialistas de renome, solidificando-se como um marco na promoção do intercâmbio científico e tecnológico entre Brasil e Portugal.
O presidente da Fapepi, João Xavier em seu discurso de abertura, ressaltou o comprometimento do Governo do Estado em apoiar iniciativas que fomentem o desenvolvimento científico e tecnológico no Piauí. “Estamos orgulhosos de sermos parte deste evento que une dois países, Brasil e Portugal, em busca de soluções inovadoras para desafios globais. A pesquisa é a chave para o progresso, e eventos como este nos aproximam de um futuro mais promissor”, afirmou.
O coordenador do Workshop Luso-Brasileiro de Tecnologias Aplicadas, João Batista, enfatizou a importância da parceria entre as instituições brasileiras e portuguesas. “Este workshop é uma oportunidade para compartilhar conhecimento, explorar novas colaborações e impulsionar a pesquisa aplicada. Esperamos que as discussões aqui realizadas resultem em avanços significativos em diversas áreas, beneficiando a sociedade como um todo”, destacou.
O evento conta com uma série de palestras, mesas-redondas e apresentações de pesquisas, abordando tópicos que variam desde inovação tecnológica até questões ambientais e sociais. Além disso, haverá espaço para a apresentação de projetos e ideias inovadoras, possibilitando a interação e a troca de experiências entre os participantes.